Trilha sonora: Adriana Varela Mano A Mano

Irene Poconé: Genebra/Brasília:

Ela é o máximo.

untitledmaxima c crianças

imagesCAWV3FQ2  images.jpg2

Culta, gentil, mãe, consorte exemplar. A argentina Máxima Zorreguieta é a nova Rainha da Holanda. “Temos um Rei depois de mais de cem anos e uma linda rainha que adoramos”. Eu também adorei o alto astral da coroação do mais jovem Rei da Europa. Willem Alexander, 46 anos, o primeiro homem no trono desde 1890: A Rainha Guilhermina de 1890 a 1948. A Rainha Juliana de 1948 a 1980. A Rainha Mãe Beatrix depois de 33 anos abdicou para o filho assumir. Máxima,  tem um que de Grace Kelly. Da princesa Diana. Do jeito altivo de Evita.  

Estamos perdendo todas. Argentina na cabeça.

O Papa Francisco é argentino. Messi, o melhor do mundo no futebol é argentino. A Rainha da Holanda é argentina. O tango, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, volta aos salões. Com mixagem de DJs famosos é ouvido nas discotecas, festas populares. O chapéu, terno, corte de cabelo, de Carlos Gardel, estão em moda. Há um revival de elegância argentina no ambiente europeu como nos anos vinte do século XX. Pelos temas de maior sensibilidade filmes argentinos são melhores cotados que os nossos. Por aqui, a mulher brasileira está com certa fama. A argentina está com a elegância certa.

untitled.pngGardel imagesCAD3Q5SU.jPapa com bandeira

Dizem na Suíça que: a melhor picanha é a da Argentina. O melhor trigo é da Argentina. O melhor couro para sapato é da Argentina. O melhor e mais barato carro popular é fabricado na Argentina. A Argentina tem mais bibliotecas que o Brasil. O estudante argentino aprende mais que o estudante brasileiro. O melhor mate- chimarrão é argentino. No papo geral argentino passa mais cultura. Tem melhor aparência no vestir. Comporta-se e passa imagem socialmente melhor que o brasileiro. Acredite se quiser: a mulher argentina, pobre ou rica, é de elegância mais discreta que a brasileira aqui vista como exibida e mais preocupada com seus dotes físicos (leia-se bunda e cirurgia plástica).

imagesCAO709DW.jpgevita imagesCACABPZS.jpgmessi

Piada de Maradona X Pelé. Papo careta sobre Los Hermanos.

Resta ao brasileiro ficar contando piada de Maradona versus Pelé e o papo careta de “Los Hermanos” em sentido negativo. Mais brasileira que eu, duvido. Mas, a verdade tem que ser dita e escrita. Aqui só chega noticia ruim dai. Tem foto do Lula-presidente da República com dedo no nariz “limpando o salão”. Com as calças molhadas de urina. Com olhos revirados de cachaça. Brasileiro (rico) rouba toalha e lençol de hotel. O Atendimento de Turista da Disneyworld informa que brasileiros são os que mais falam alto. Furam fila. Sujam banheiro. Jogam restos nos canteiros. “Somem” com travesseiros, lençóis, toalhas, papel higiênico…

O pessoal da Segurança treme quando a gurizada chega.

“As crianças brasileiras são as mais problemáticas”. Mas, a Disneyworld  gosta de receber brasileiros. Por que? Os que mais visitam Orlando e a Disneylândia em Los Angeles. São os que mais compram e gastam. Principalmente filhos de políticos. Novos ricos do governo. A imagem do brasileiro, em geral, está se deteriorando também pelos escândalos de corrupção e pelos crimes bárbaros. Essa novela Salve Jorge é mais um lixo “cultural” da TV Globo. “Em defesa da mulher ingênua e pobre que tem que vender o próprio corpo para viver”.  Assistindo novelas da Globo mulher fica ingênua? Toda garota que resolve sair da desgraceira cultural e social do Brasil sabe o que vai fazer na Europa. Ninguém é inocente. A tia sabe. A madrinha sabe. A melhor amiga sabe…E quando o dinheiro começa a chegar todo mundo fica calado e contente.

imagesCA2IMVCHimagesCAX35LXS.jpgsal3imagesCA0O6OG7.jpg jorge

Atendemos gente da FIFA.

Se, vai a Espanha em crise ou a Portugal atrasado e se envolve com droga, contrabando, bandidagem, vai se ferrar. Depois não vale chorar e se dar de vitima da exploração sexual. Eu e minhas Convidadas (todas maior de idade) nunca entramos em confusão. Muitos brasileiros da alta ( Da FIFA, Banco, Parlamento) passam por nossas camas na cidade. Aprendemos a esquiar, patinar na neve, escolher vinho, falar baixo em várias línguas. Somos boas companhias nos Alpes. Nos hotéis de repouso. Saí da miséria pantaneira. Já contei neste espaço que com 13 anos fui leiloada. “Perdi” a virgindade e ganhei a liberdade sexual com um garimpeiro de ouro. Minha avó recebeu cinco mil cruzados pelo meu cabaço.

Estou em curso de Artes e Comunicação Social aqui em Genebra. Com qual dinheiro vivo bem? Sou uma trabalhadora do sexo e companheira do prazer. Sem hipocrisia. Apelação. Sem grilo. Sem essa de  “explorada”. De “direitos humanos” para alimentar safados e safadas. Dar voto para malandro e corrupto. “Tô de vagina cheia” do lero-lero de falsa piedade brasileira. Enganação. Fico em Brasília o menor tempo possível. Não posso abandonar meu Senador querido. E os “babados” por fora. Falam mal dos nosso congressistas. Mas, a maioria dá um bom cachê. Não fazemos michê (gíria antiga). Somos artistas do sexo.

strip  imagesCAMCQC8C

A receita é: seja profissional e correta em tudo que faz. Brasileira sai daí  carregada de vícios e defeitos. Mente, sacaneia, rouba pequenas coisas (e grandes) das colegas, clientes, e acha normal. Quer ser mais malandra que gigolôs e mafiosos internacionais. Entram pelo cano. Aí chama consulado. Mensagem para jornal e ONG que vivem dessa malandragem. Um filme sobre isso, tudo bem. O Steve Seagal ( meu amigo) já fez vários filmes sobre mulheres do Leste europeu. Filhas dos operários que acreditaram no comunismo russo. E se deram mal.

Exploração sexual? Vá no Amazonas, Pará, Maranhão…

A TV Globo fica meses apelando e fazendo o povão chorar com essas porcarias. Na trama tem sempre uma criança recém nascida com as maiores dificuldades. Emoção geral! Milhares de bebês morrem nos hospitais públicos do país e não se chora mais por essa desgraça social. Virou rotina. Como incendiar pessoas. A novela global insinua o certo e promove o errado. Tem muita garota, muita mulher, querendo viver as maravilhas das “atrizes”. . Exploração sexual? Cárcere privado? Abuso contra meninas, meninos? Na Amazônia todinha. Nas praias do Nordeste. Nos festões do interior. Tudo na cara do governo. Das Donas defensoras de mulher dos gabinetes refrigerados em Brasília. A TV Globo fatura à custa da ignorância e da indiferença política de grande porção da população. Faz dobradinha com político populista. Mostra o errado lá fora e fecha a matraca com a depravação aqui dentro. Salve São Capeta, isso sim!

imagesCA23HYNI.jpgsalveSujando a imagem da mulher brasileira.

E a Dona da Casa pagando por lixo televisivo com grandes verbas publicitárias. Eleição tá chegando. A toda hora leio e escuto que querem regular a imprensa brasileira como na Coréia do Norte, Cuba, Venezuela, na Argentina da Cris Kirchner, amigona do Lula.

O certo não é engessar, controlar. O certo é melhorar qualidade e conteúdo da programação televisiva. Excelente na forma tecnológica e porcaria no conteúdo dos programas. A Dona da Casa tem a caneta e o cofre. Por que não tenta? Lixo não se censura. Descarta-se. ( Tô aprendendo né?  Bons professores em Ciências Sociais e Comunicação de Massa. Aqui há 10 universidades. Com 48% de mulheres estudantes. 17% de estrangeiros. O duro é decidir se vou fazer faculdade em alemão, francês, italiano. Traço bem italiano e espanhol. Melhorando o meu francês. Alemão, depois. Mas, faturamos nos três idiomas.

O que o turista europeu pensa de nós?

imagesCADNZJUO.jpgdentista  imagesCAZQOQBL

Qual a imagem que ele tem da brasileira? Alguém ai já tentou fazer uma boa e honesta reportagem sobre o que pensam de nós? Ou ficam com medo das respostas? Tudo que o brasileiro plantou na Europa em música, arte, moda, cinema, diplomacia, se perde. O famoso charme da mulher brasileira desaparece. A percepção REAL é de muita grossería, baboseira, vulgaridade, insegurança nas Ruas, praças. E nos negócios. Todos os contratos de prestação de serviços daí tem um pulo-do-gato. Truque. Safadeza. Onde está o brasileiro gentil, honesto, educado?

Brutalidade. Insegurança. Taça do Mundo em crimes hediondos.

Toda vez que desembarco no Rio, em Brasília, sinto um bafo de brutalidade. Uma sensação de insegurança. Esperando algo ruim acontecer. Essa da dentista queimada viva se espalhou por aqui como o fogo do assassino. Ganhamos a Taça do Mundo em crimes hediondos. Vi imagem de criança de dois anos sendo jogada de uma ponte. Temos canibais. E a Dona da Casa não faz nada para reverter isso? Quem cala, consente. Ela combateu militar. Tem que combater bandido. Manda boas notícias dai que eu divulgo. IP

Mais um golo de Cristiano Ronaldo.

ul.jpgMiss vice  imagesCAT8KOCS.jpgcristiano 12708-irina-620x0-1

Rolando na grama a partida Andressa Urach, a Vice Miss Bumbum e o craque do Real Madri Cristiano Ronaldo. Lendo e repassando> “Prostituta sei que não sou isso posso garantir… Agora, se a assessora dele está afirmando que ele sai com esse tipo de mulher, não posso saber. Engraçado que ela trabalha tanto. Se é modelo de ‘verdade’ como afirma, como ela se esquece de ser esposa, namorada, mulher, companheira… Dinheiro não é tudo. E em um momento como este que o Cristiano – o causador de tudo, porque eu mesma não teria nem como ter contato com ele, eu fui a procurada – precisa de apoio. Ele está em uma fase conturbada, em um jogo importante, e vejo ela postar fotos tentando mostrar felicidade em vez de estar com ele. Por isso que não adianta só ser uma TOP famosa … Tem que comparecer em casa também. “Se você tivesse cuidado mais dele, ele não teria procurando uma ‘Vice Miss Bumbum’, escreveu Andressa no Instagram com uma foto que mostra porque o jogador teria se apaixonado pelo atributo que lhe deu fama”. Irene Poconé, Genebra, Suíça.

Ridicularizando a mulher brasileira

chupa1Quando eu falo, não acreditam. Aqui na Europa, a imagem da mulher brasileira e do Brasil, como um todo, está muito atrás da imagem argentina, uruguaia, chilena. Leiam o que recebi de minha prima lá da querida Poconé. “várias pessoas se mostraram indignadas ao ver uma foto registrada em um show da banda “Chica Égua”, em Teresina. Na imagem, uma jovem supostamente pratica sexo oral em um rapaz As letras das músicas que a banda apresenta nos shows são marcadas pela incitação ao sexo. “A minha prima prima trabalha/ Numa firma chamada “Voceta”/ Não era carteira assinada/ O bagulho era tudo na treta/ Mandaram ela ir embora/ Sem nenhuma chance, nem deram moral/ Deram um conselho pra ela/Bota a “Voceta” no pau”, diz um dos trechos das “canções”. “Não tenho cama box,/ Só faço amor no escuro/ Mas o que “as mina pira”,/É na cama de pau duro”. Outro sucesso do grupo de pagode: “Soca a boca aqui”. A indignação dos internautas foi parar na Justiça. O promotor Francisco de Jesus, do Ministério Público do Estado do Piauí, levou um susto quando acessou o Facebook e viu a imagem. “Vi aquelas imagens depreciativas, ridicularizando a mulher e por isso estou instaurando procedimento. Além disso, ele informou que os responsáveis também podem ser processados criminalmente pela violação da dignidade do gênero feminino. “Depois de identificado vamos recomendar que se abstenha da prática de divulgação dessas imagens. Pode haver censura das imagens e até das músicas, que ouvi dizer que são depreciativas também. Uma mulher não pode ter a imagem violada desta forma”, disse o promotor”.

Mas, o que a Dona da Casa faz? Por que não vai à TV e conclama o brasileiro a comportar-se mais dignamente. Só se ouve dai: política-eleição-voto-candidatura-eleição-corrupção-assalto-assassinato. Com tantas mulheres em cargos importantes a depravação continua. A desmoralização do país está acelerada e ninguém no governo federal reage? Medo de perder votos, poder? Irene Poconé, Genebra.

Presidente de HONRA.

imagesCAK0CTN6   imagesCARCWUDB.jpgjoao have   imagesCAJ8B6SX

Sogro e genro. Dois brasileiros bom de bola. Para não passar mais vergonha no fim da vida afastou-se da Presidência de Honra da FIFA. O HONRADO João Havelange recebeu altas propinas. Emplacou e manteve o genro Ricardo Teixeira como o poderoso Chefão da CBF. Todos os presidentes do Brasil beijaram-lhe as mãos. Somos vítimas do maior repique 171 da história dos esportes. Copa das Confederações. Copa do Mundo. Olímpiadas. O que o Brasil não poderia ter feito com essa dinheirama toda? E vai gastar mais, muito mais. Mas, o Sêo João tá velhinho né? Deixa o JH em paz. E o genro RT? Do bom e do melhor. Usufruindo de seus dólares em Boca Ratón, Flórida. Barco de 68 pés, 2 milhões de dólares. Mansão de 6 milhões. Porsche e Mercedez na garagem. RT tem fazenda e apartamentos no Brasil. Seu salário da CBF: 90 mil/mês. E muitas, muitas vantagens. Sogro e genro deixaram seus postos de trabalho. Se livraram da Justiça brasileira que está sempre na posição de “impedimento”. Nessa partida sem Juiz vai ficar tudo por isso mesmo. Um Mensalão do Futebol. Mas, JH/RT são os únicos bandidos desse jogão? E o técnico Lula enlouquecido pra faturar eleições com a Copa do Mundo? Ricardo, sem Teixeira, Miami.

Esse Cara sou eu.

untitled.pnglivro Roberto untitled.pnglivro roberto2

Roberto Carlos já conseguiu parar a venda de um livro. Agora investe pra cima de uma estudante que escreveu memórias do tempo da Jovem Guarda. Um período interessante de nossa história. Não é livro de escândalos. Um trabalho universitário. Roberto se insurge contra o uso de sua imagem. Quando ele vende milhões de discos. Ganha milhões em aparições PÚBLICAS, TUDO BEM. Ele é sim uma celebridade pública. Se, alguém denegrir a imagem, manchar o caráter sem jaça, fazer calúnias, aí é outra conversa, Não é esse o caso aqui. Erasmo Carlos e Wanderléa, ícones da Jovem Guarda, não estão brigando com a jovem escritora. Que mania de ditador e censor é essa? Que Rei é esse na velhice? Medo de que? João Francisco, Santo André, SP.

Evo Morales não deixa a peteca de Hugo Chávez cair.

imagesCAN4UWB8.jpgunidos paraEvo Morales não quer deixar a peteca (o colar de folha de coca de Hugo Chávez) cair. Na verdade, quem deve levantar a bandeira do “irmão, líder, companheiro HC é Lula”. O meia-armador de todos os lances da turma contra o Império. Lula é indicado de Evo Morales e Hugo Chávez para a presidência da ONU e para o Prêmio Nobel da Paz.

Evo acaba de expulsar mais norte- americanos da Bolívia. Sem a DEA ele e os Barões estão livres e soltos na imensidão fronteiriça do país-amigo. Evo espera o apoio de Lula/Dilma para declarar guerra ao “Império”. Sucede, porém, que Lula saiu do armário. O operário socialista é agora um freela do New York Times, a mais famosa grife capitalista do Império. Lula vai defender Evo Morales no jornal norte-americano? Edson Aragão, estudante da Faculdade de Errado. BH/Boston. 

Velha e rabugenta.

imagesCAC8IXMA.jpgevita imagesCAXBO1ZS

Os pampas estão soprando. O outono na Argentina é lindo. Tem até maré alta no rio da Prata. O Papa Chico. Messi. A Rainha Máxima. Só dá tango e parrillada. Otimo para o astral dos argentinos, divididos, pelo governo de Cristina Kirchner. Mas, como toda portenha metida a besta, a presidente não está gostando de perder os holofotes. Demonstra ciúme do Trio famoso. Pela cara feia que costuma fazer, desabafou com Dilma: “estou velha e rabugenta”. Maria de Los Angeles, brasileira-argentina, Balneário Camboriú.

Público e privado.

“Senhor Presidente chamo à atenção para uma coisa, um processo que vem ocorrendo. No Panamá, o Presidente da República é o empresário mais rico do Panamá. No Chile, o Presidente da República é o empresário mais rico do Chile. E, agora, no Paraguai, o Presidente da República, eleito, é o empresário mais rico do Paraguai. É uma coisa para a qual se tem de tomar muito cuidado, para que se possa separar o público do privado”. César Maia, vereador, Rio de Janeiro

Bolsa para jornalistas.

logo ONUO Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas seleciona quatro candidatos brasileiros para concorrer a uma vaga no Programa de Bolsas para Jornalistas Reham Al-Farra (RAF) Memorial 2012. Nesse ano, o Programa vai acontecer entre os dias 4 de setembro e 5 de outubro. Os candidatos serão selecionados em junho. As primeiras quatro semanas ocorrem na sede da ONU em Nova York, Estados Unidos, e a última semana será realizada em Genebra, Suíça. As inscrições vão até o dia 31 de maio e precisam ser feitas por e-mail para o UNIC Rio: unic.brazil@unic.org Candidatos devem ter de 22 a 35 anos e estar empregados em um veículo de comunicação (escrito, internet, rádio ou TV). ‘Free-lancers’ não serão aceitos. Os quatro pré-selecionados farão uma prova de inglês (é obrigatória fluência plena na língua) e uma entrevista via telefone para avaliação. A ONU pagará as passagens de classe econômica para Nova York, Genebra, e de volta ao Brasil. Também serão fornecidas diárias durante a cobertura. Irene Poconé, Genebra, Suíça.

 

Parabéns Hesperia Grossi

 

imagesCAIAXFCO.jpgrosas   1 - photo

À esquerda, Marcio Alves, do Evangelho. À direita, José Alves, da Medicina. E Hesperia, a aeromoça da Varig Internacional que deixou Paris para viver uma Love Story comigo em Nova York. Também pudera. Eu, trintão “cabeleira e penteado a Tom Jones, 1.82m de altura, olhos cor de mel quase verdes sem miopia, musculoso, cheio de dólar. Um “partidão” como se dizia. Dedicada e adorada mãe dos nossos dois filhos. Avó coruja dos 4 netos. Pela pernambucana Hesperia Grossi meus parabéns a todas as mães, no Brasil, e no exterior. JA/RH.

Divulgue. Encaminhe: www.oreporternahistoria.com.br

Opine. Escreve que eu publico: oreporternahistoria@uol.com.br