Trilha sonora:Patrícia

De OO8 especial para o RH:

O Brasil faz fronteira com 10 países. Tem 588 municípios na faixa de fronteira. 16 mil km de fronteira terrestre. 7. 367 km de fronteira marítima. 150 missões no exterior. Da América Latina é o país com mais embaixadas e consulados. E a TV Globo “noticia, informa, comunica”, política externa em:

O Mundo em 1 minuto

Com dois minutos do SBT. Dois da TV Record. Dois da Band. Dois da Rede TV. Dois minutos da TV Globo. E o brasileiro estaria menos por fora dos acontecimentos mundiais e da política externa de seu país. Não seria manipulado pelo governo. Que vem sendo manipulado pelos herdeiros de Hugo Chávez.

imagesCAO6ENO3 Não existe mais espião de pistola. Carro incrementado. Tipo James Bond. Estamos na era da informática. A guerra fria continua com digitação no lap-top. Sem a visível batalha Comunismo X Capitalismo. URSS x Estados Unidos. Sem ideologia clássica a guerra fica mais suja. Tem componentes perigosos: o fundamentalismo religioso a justificar o terrorismo e guerras fratricidas como a de Bashar Assad(Síria) contra seu próprio povo. E a luta contra a homofobia, bandeira política justa, em mãos erradas pode levar à defesa de corruptos, malfeitores.

Acompanhando os passos e factóides de governantes que se distanciam dos Estados Unidos vê-se logo que não é distanciamento ideológico, como na guerra fria. Para uns é distanciamento para mobilização eleitoral. È marketing para camuflar a incompetência e os mal feitos do governo. Evo Morales (Bolívia), Bouterse (Suriname), Moreno (Venezuela) tem razões cabeludas para se distanciar dos Estados Unidos.

A grade televisiva joga a consciência política para baixo.

Não estimula. Não tem substância. Não educa. Faz dobradinha com o governo. TV e Rádio é concessão pública. Por ser “presente do governo”. Por receber isenções de todo tipo, publicidade e patrocínio, a TV não quer mudanças no sistema. Critica no micro. Apoia no macro. Todo presidente promete fazer mudanças com leis, manuais, códigos, para exigir da mídia “responsabilidade social” etc. e tal. Atolados em desmandos, incompetência, corrupção, acabam ajoelhando. Sentando. Dependentes.

Essa relação esquizofrênica Mídia/Governo/Sistema tem sido fatal para o país. Há quarenta anos a TV Globo (Organizações Marinho) manda no Ministério das Comunicações. No núcleo central do governo. O presidente Sarney é sócio da TV Globo no Maranhão. O presidente Collor da TV Globo em Alagoas. Lula/Dilma são os que mais gastam com publicidade. E o maior filão é da TV Globo.

Não há programa na TV debatendo política externa.

Há e bom na TV Cultura. De audiência limitada. Lula e seus assessores em PE fizeram/fazem o que bem entendem. Empréstimos do BNDES para negócios com Angola são considerados “segredos de Estado”. O povo sabe disso? Não há debate sobre o que é e não é “segredo de Estado”. Se há empreiteiras e lobistas não pode haver “segredo de Estado”. Vamos precisar de um Edward Snowden angolano para ficarmos sabendo dos “negócios, acordos, coisas” feitas por Lula em Angola?

Em Luanda costuma-se pagar com diamantes por “serviços” prestados. Daí a pergunta: verdade ou mentira a notícia de Rosemary/Assessora/Amante carregando diamantes? A presidente da Costa Rica não engoliu “segredo de estado”. Foi à TV. Denunciou os contratos de empreiteiras-amigas de Lula que perdoou dívidas. Fez doaçõe$. US$ 1 bilhão para Hugo Chávez. Nada disso foi/é debatido na TV.

Quem era o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado no auge da amizade Hugo Chávez-Lula-Lugo-Zelaya-Ahmedinejad-Kadafi-Morales? O senador Collor. Inimigo ontem. Amigão hoje. Há mais, muito mais, que a grande maioria do povo brasileiro não sabe. Não se debate política externa e seus protagonistas na TV. Notícia não é informação. Informação não é comunicação. Na democracia há que ter pontos de vista, controvérsia, oposição.

Evo Morales cria factóide para comprometer o Brasil.

LULA E EVO COLAR DE COCA  untitledposter imagesCAAIW7XC imagesCANET4H0

Lula com a pressão arterial controlada com chá boliviano deixou-se fotografar com colar de folha de coca. Matéria prima da cocaína/crak que devasta o Brasil. Excelente marketing para o “garoto propaganda da Bolívia”. Descobriram o “fraco” de Lula no seu egocentrismo exacerbado. Evo Morales cultua a personalidade lulática. O lançou para Secretário Geral das Nações Unidas. Factóide de Evo e Hugo. 

Ser paparicado como líder dos povos latinos é o que Lula mais gosta. Foi das muitas viagens à Bolívia e Caracas que ele passou a repetir: “nunca antes na história deste país”. Referindo-se a ele como o Princípio, o Meio, o Fim, de tudo no Brasil. Uma imagem vale mais que mil palavras. Cartão postal da foto Amigos para Siempre é aval. Senha. Salvo conduto na fronteira Brasil/Bolívia. 

 Amarração. A Terceira Visão de Lula. Dilma que se cuide.

imagesCAFJ7RB9Com aquela foto Lula trouxe para o Brasil a maldição  de Pachamama. Adriana Berger explica: “Os povos andinos  cultuam e obedecem seus Xamãs. Mascar folha de coca é costume milenar. O ritual de consagração do presidente Evo Morales  pelo Xamã foi mais importante que a do Congresso e da Justiça”.

“Foi feito trabalho para Amarração de Lula. Sempre que vai a Bolívia ele “entra na Sétima Dimensão”. Passou a ser influenciado por Evo. Com a morte de Hugo Chávez essa influência aumentou. Há “trabalho” Xamântico do Condor Negro em cima de Dilma. Há imagens dela em lugares sagrados. Depois da foto com colar de folha de coca acreditam que Lula passou a ter a Terceira Visão. No Brasil desrespeita-se rituais indígenas. Leva-se na gozação, esculhambação. Na Bolívia, não. Depois daquela foto Lula nunca mais foi o mesmo. Dilma que se cuide”.

Evo jogou o laço. Lula entrou no cabresto.

A política externa de Lula jogou o Brasil na canoa furada de Hugo Chávez. Distanciou o país da área tecnológica. Estamos na esfera “ideológica” de Evo Morales que anda criando factoide para estar na mídia mundial ( o avião, o senador, asilo a Snowden, espionagem…). Ele jogou o laço. Lula/Brasil caiu no cabresto. Com o gigante ao seu lado fica mais fácil continuar plantando a bilionária árvore de ouro.

Com a morte de Hugo Chávez há vazio de liderança. O Brasil é o único país que fala português no continente. Lula prefere ser lobista de grandes negócio$. Evo Morales está ocupando o espaço deixado por Hugo/Bolívar. Nunca um presidente da pequena Bolívia viajou tanto. Dilma está jogando o jogo de Evo. Ele expulsou norte-americanos da Bolívia. Hugo Chávez babava pelo Rádio e TV contra “El negrito de Washington”. Contra o Império. O maior comprador do petróleo venezuelano.

Dilma pode cancelar sua visita a Obama. Que maravilha para Evo se Dilma cortar relações com os Estados Unidos. Expulsar americanos do Brasil. Evo, com factóide, coragem, agressividade, malícia indígena, está dando um show de bola em política externa. Com o Brasil comendo na sua mão.

Atualmente, qualquer um que tenha blog, site, é jornalista. Dá e recebe notícia. Há muita gente na web querendo faturar alto. Publicar livro. Ter um filme sobre ações “heroicas”. É só vender segredos de governo, de indústrias. Espionar em nome “das liberdades democráticas” da Ibope. E grana.

A mídia brasileira não investe em especialistas de política externa. Correspondentes não opinam. Reproduzem imagens. Noticiam amenidades. Moda. Esportes. Fofocas. O povão não se interessa por que não é estimulado, provocado. Não é ensinado nas escolas, universidades. Vivemos de costas para os vizinhos. Éramos o “maior do mundo”. Os donos da bola. O jogo virou.

Estamos atrelados aos interesses da Venezuela, Bolívia, Irã…

YCA5UO2FPCA92GL2KCAKP99DYCAIYFHN9CA3K1QKWCA0V0M01CA86YP0XCAARTKD5CAT9A4CRCAFXLGNQCAFZ4L18CA8DCJZ1CALR0XUHCA4B4ZK9CAT6UW7XCASQ4P0YCANBAGZ3CAC3Y3A6CAPXOJCB  100627lulaevochavezRicardoStuckertPR lula kada untitledlula e mubarack

Interesses que levaram o Brasil aos braços de Kadafi, Mubarack, Ahmedinejad, Bashar Assad. Só tranqueira. Em política externa o Brasil não é Subdesenvolvido. Não é Terceiro Mundo. Não é Segundo Mundo. Não é Emergente. É  Maria-vai-com as outras. Surfistinha com clientes asquerosos, mas, com petrodólares. No meio da espionagem diplomática já se sabe quem no Brasil andou recebendo petrodólar de Hugo Chávez. E isso sairá na web. Já se sabe o que Rosemary a Segunda Amante fez na Europa.  Todo mundo espionando todo mundo. Salve-se quem puder. Quem não faz sujeira não tem nada a temer.

O Brasil faz fronteira com dez países. Tem 150 missões no exterior.

Da América Latina é o país com mais embaixadas e consulados. E a TV Globo na sua arrogância “de formadora de opinião” na “Moral Bial” noticia o Mundo em 1 minuto. E no Fantástico joga notícias “internacionais” reeditadas que interessam ao governo. Seu maior cliente-patrocinador.  “Bombas” para subir o Ibope presidencial. O Globo Repórter em horário nobre é almanaque de receitas com lindas imagens de animais. Simplesmente mataram o jornalismo investigativo.

Para onde o governo leva o país?

As TVs mostram as mesmas imagens de satélites com legenda de voz um pouco diferente. O povo precisa saber o que o governo faz. Com quem e com que gasta o nosso dinheiro? Para onde o governo leva o país? Quem são os nossos vizinhos? O que eles fazem na nossa fronteira? E isso não se consegue com duas, três notas, no Jornal Nacional e demais noticiários.

Divulgar, noticiar, informar, comunicar, educar, em política externa, tem que ser ato permanente como novelas, orações, futebol. Tudo que acontece lá fora repercute aqui dentro. A agenda do governo está sendo ditada por sua política externa: Médicos cubanos. Senador boliviano refugiado. Ações das FARC e do narcotráfico dentro do nosso território. Disseminação do crak. Ativos brasileiros no mercado financeiro mundial. O factoide do momento é o amor de um norte-americano por seu marido brasileiro apimentando a divulgação de dados roubados pelo rapaz americano que está refugiado na Rússia.

A seguir, notícias que não interessa à TV Globo debater. O brasileiro não merece mais que uma notinha.

Dino-Bouterse_2657993b imagesCA3S46M0 imagesCA2SNCCU

Dino Bouterse, filho de Dési Bouterse, presidente do Suriname (Guiana Holandesa), fronteira com o Brasil, está preso. Ele foi flagrado no aeroporto com 22 pounds de cocaína e um lança torpedo para serem vendidos nos Estados Unidos. Ele tem histórico de tráfico de drogas e de armas.

Em 1999, Dési Bouterse foi condenado na Holanda por tráfico de 1.000 pounds de cocaína. Mas, não ficou preso. Bouterse, anfitrião de Dilma Rousseff em recente reunião da UNASUL, amigão de Hugo Chávez e de Lula, é um antigo ditador condenado por violação de direitos humanos. (15 opositores foram assassinados em 1982). Ele presidiu o Suriname de 1980 a 87. E voltou em 2010 com apoio do esquema bolivariano montado por Hugo Chávez. O Suriname faz fronteira com o Brasil.

imageskim3  imageskim4untitled

Kim Jong-um mandou matar sua ex-amante a cantora Hyon Song-wol e mais 11 músicos. A família teve que assistir o fuzilamento. Parentes foram enviados para campos de prisioneiros de onde nunca sairão. A cantora que teve um caso com o herdeiro-ditador foi acusada de fazer filme pornográfico para ser vendido na China. Os músicos por escreverem composições falando de certas realidades da Coréia do Norte.

O professor Toshimitsu Shigemura da universidade Waseda, Japão, especialista em assuntos coreanos explica: “pornografia não é crime capital na Coréia. Eles não a mataram por isso. Ela cantava para o partido. Fazia propaganda para o governo. Era uma estrela popular”. Há dedo da mulher de Kim no assassinato de Hyon Song. A cantora Ri Sol-ju, mulher de Kim Jong, fez parte do grupo Unhasu Orchestra, o mesmo dos onze chacinados. Ela tinha ciúme de Hyon Song.

“Eu precisava sair do armário. “Não sou Bradley. Sou Elizabeth”2

Bradley Manning depois de entregar 700.000 documentos, vídeos de batalhas, telegramas diplomáticos, para Assange do Wikileads, finalmente saiu do “armário”. Pede mil desculpas ao povo e clemência ao presidente Obama. Quer que o governo pague seu tratamento hormonal e a operação de mudança de sexo. (Na democracia esses pedidos são possíveis). “Fui obrigado a  ser homem no exército. Sempre fui mulher. Não sou mais Bradley. Sou Chelsea Elizabeth”. Salvou-se da pena de morte. Pegou 35 anos.  

Sem saber o outro lado da noticia brasileiro sai aplaudindo, defendendo. Foi o que fizeram/fazem com Edward Snowden que segundo Lula “presta importante serviço às liberdades democráticas”. O rapaz é tão defensor da liberdade democrática que fugiu direto para a China. Recebeu asilo da Rússia. Seu trabalho de espião quase salva Osama Bin Laden. Suas ações favorecem o terrorismo que mata seus compatriotas e tanto ameaça o seu país.

imagesCASM2KVZ imagesCAU3V98K  imagesCA7B6XN6 imagesCAPPCT86

A namorada de Edward Snowden prepara um livro. O filme está a caminho. “Ele enganou. Deixou-me falando sozinha. Estava desajustado. Tinha ataques epilépticos. Isso ele escondia de todo mundo. Cruzava medicação muito forte. Fui uma tola. Não me dei conta. Havia um componente sexual em sua admiração por Assange do Wikileads”.

Por pouco Snowden sabota a descoberta e o fim de Osama Bin Laden. Ele passou documentos da infiltração da NSA (Agência de Segurança Nacional) na Al Qaeda através de monitoramento telefônico. Ele informou que a NSA atuava fora do controle do Paquistão. Snowden sabia equipe e laboratório que já tinham o DNA de Bin Laden para confirmar na hora de sua morte. Sabe-se por Snowden que a NSA considera a Coréia do Norte o mais difícil alvo a ser penetrado, pouco sabe sobre Kim Jong Um.

Não interessa desculpas. São espiões da era cibernética.

imagesNa China já estariam mortos. Na Rússia também ou para sempre nas prisões da Sibéria. Na Coréia do Norte fuzilados num estádio com milhões assistindo pela TV. Em Cuba também seriam condenados. Mas, como eles espionaram contra os Estados Unidos são defendidos. Chamados de “Heróis” pelos bisnetos, netos, filhos, avós, do comunismo soviético. A guerra fria continua.

Nela a política externa Lula/Dilma faz o Brasil descer a ladeira da insignificância. O Itamaraty vem perdendo brilho e importância. A pequena Bolívia está dando o troco ao imperialismo brasileiro. “Eles nos compraram o Acre por um cavalo branco”. A maldição da foto de Lula com colar de folha de coca é real. (OO8 Ex-diplomata. Trabalha como Analista de Inteligência Industrial. BH/ Sidney).

Caro Jota, privet!

Sinto muito, está cada vez mais difícil ler seu “O repórter…”. Por exemplo, o senador boliviano que seus leitores só faltam chamar de herói, é um corrupto e ladrão, que desviou milhões de dinheiro público do povo boliviano. E as postagens o defendem, bem como ao diplomata brasileiro – um irresponsável para dizer o mínimo – que armou a fuga do bandido. O preconceito de seus leitores contra os verdadeiros líderes latino-americanos só pode ser explicado por um pró-americanismo doentio. Puxar o saco de um país que vive a espalhar a morte e destruição no mundo para saquear a riqueza dos povos é um direito de qualquer um, claro.

Afinal, desejar que o Brasil também dobre sua espinha aos interesses do imperialismo norte-americano (sinto muito, embora você não goste, é este mesmo o nome destes saqueadores universais)é uma coisa que não precisa de Freud para explicar. É reacionarismo ‘brabo’ mesmo. A propósito, garanto que seus leitores também acham – como Obama finge achar – que as armas químicas foram atiradas por Assad e não pelos mercenários dos EUA. Abraços. Emerson Leal/Universidade São Carlos. SP.

imagesCAA24SHKimagesCASOAEWB 1237178_428408490610313_225309662_n 1174851_428460957266178_2096309825_n

João Pedro/Curitiba. Não mudam nada. Só enganação. O protesto tem que continuar Mariana/Belo Horizonte. O crak é derivado da cocaína produto químico da folha de coca. Mata. Guiomar/Rio. Evo dá lição de moral em Dilma “quer combater a corrupção devolva-me o senador” . Tião Corumbá/MTS.

Divulgue. Encaminhe: www.oreporternahistoria.com.br Notopi: Envie notícia, texto, com opinião. Imagens. Vídeos: oreporternahistoria@gmail.com RH: São muitas mensagens, imagens. Publicamos as de maior conteúdo opinativo.