Trilha sonora:

imagesROB98BF0

“Entre os assuntos que pautam uma eleição, dois merecem destaque e podem, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, determinar os resultados de um pleito eleitoral: economia e corrupção. Pois bem, em alguns países da América Latina na atualidade essas duas verdades eleitorais não têm funcionado.

A esquerda encontrou uma maneira de ganhar eleição mesmo enfrentando aqueles atrapalhes. É um fato que mereceria estudos mais apropriados.

Na Venezuela, como primeiro exemplo, a economia está ruim faz um bocado de tempo. A inflação, flagelo para os mais pobres, este ano ultrapassa os 60%. O país não produz nada, importa quase tudo, até mesmo papel higiênico.

A corrupção divulga sempre a imprensa, é alta.

Não se fala que Nicolas Maduro, ou antes, Hugo Chávez, sejam corruptos, mas os tantos ratos incrustados no governo. Na Argentina o problema econômico virou assunto do cotidiano mundial. A Inflação passa dos 35% ao ano. Há desabastecimento também. Corrupção atinge a toda hora algum graduado do governo argentino. E lá, como na Venezuela, a esquerda no poder continua a ganhar eleições. “No momento, quanto mais se descobre coisas do escândalo da compra da refinaria de Pasadena, a candidatura Dilma cresce”

No Brasil, a economia no governo Dilma vem andando de lado. O PIB nos quatro anos do governo Dilma só é maior que o de Collor de Mello e de Floriano Peixoto (1891-1894).

Na mesma semana que o governo disse que o PIB este ano deve crescer somente 0,8%, a Dilma subiu nas pesquisas. A inflação, longe daquela da Venezuela e Argentina, assim mesmo bate no teto da meta. Não se conhece no Brasil e até mesmo na história da América Latina um caso como aquele que atingiu dirigentes do PT com o mensalão.

lula-chavez

Mesmo com ele, o Lula ganhou fácil sua reeleição. Graças talvez ao bom momento econômico, não é o caso atual. Durante o governo Dilma, o julgamento do mensalão foi mostrado para o país inteiro por televisão. Dirigentes da sigla estão presos.

O PT, mesmo assim, é o partido mais bem avaliado pela população no país. Na mesma semana que o delator Paulo Roberto contou tudo, inclusive as quantias que repassou a políticos e partidos, a candidatura Dilma cresceu vários pontos percentuais junto à opinião pública.

Como explicar que na Argentina e na Venezuela os governos dali dão carta e jogam de mão em tantas eleições com economias estagnadas e corrupção em alta? Tenta-se no próximo artigo inventar alguns supostos motivos. ALFREDO DA MOTA MENEZES é historiador e articulista político em Cuiabá. pox@terra.com.br

 Contradições de um comunista

06pai_mA família Sarney foi tirada do poder com a vitória de Dino, meu candidato ao governo do espoliado Maranhão. Sálvio, velho comunista, pai do governador eleito, disse que foi chamado de leproso moral por sua luta contra a ditadura, por defender princípios marxistas.

Se, tiraram do poder o Poderoso Chefão da República, e seus asseclas, devem tirar os seus protetores, comparsas. Com o Mensalão, Lula correu atrás dos “inimigos” de outrora. Negociou a “governabilidade” com Sarney, Collor, Maluf. Sarney é tratado por Lula como “pessoa especial”.

Dilma reverencia o Grande Pajé. O Ministério de Minas e Energia, com Lobão, é feudo dos Sarney. Turismo, também. Obras e benesses mis. E grana, muita grana. Venceram Lobão Filho, da turma Sarney. Dino e seu pai não devem votar em Dilma/Lula/Sarney no segundo turno. Onde a coerência e a dialética, camaradas? (Nonato, Rio/ Caxias).

 Comunista promete choque de capitalismo no Maranhão

imagesdino

Flávio Dino, o primeiro comunista governador do Brasil, desbancou a oligarquia Sarney/Lula/Dilma/ no Maranhão. Ele diz que não vai estatizar nem coletivizar. Dará um choque de capitalismo para o estado sair do atraso. O Fundo de Combate à Pobreza do Maranhão usou mais de 200 milhões pela cartilha Lula/Sarney: “Caridade, ajuda” para ganhar eleitores.

Dino avisa que vai governar com valores e princípios. O que deveria estar na boca dos que se consideram de “esquerda” no governo federal (Otávio, Rio).

 Votei no Dino. Não voto na Dilma.

Comunista, socialista, não rouba. Não deixa roubar. Não é corrupto, nem corruptor. Da turma de Lênin, dos revolucionários de Outubro, não há caso de corrupção. Sempre houve luta por linha ideológica. Morreram e mataram por princípios. Não há caso de corrupção de Luis Carlos Prestes, João Amazonas, Giocondo Dias, Marighela.

Lula/Zé Dirceu/Delúbio/Genoíno/ Mercadante/Berzoini/Marco Aurélio Garcia/Dilma//Erenice Guerra/Franklin Martins/ devem lavar a boca com detergente pesado antes de auto proclamar-se da “esquerda”. “Guerreiros” do povo. Na China de Mao, na Rússia de Stálin, em Cuba, dos tempos do Che Guevara, eles seriam fuzilados como traidores do Partido, do povo. (Josias, Loreto, MA).

Exterminadores do futuro

“Não podemos perder essas eleições”. “Faço acordo ate com o diabo pra ganhar”. “Vamos meter o dedo no olho do Aécio”. E com “jornalistas independentes” como Paulo Henrique Amorim, tirar do baú recortes de jornais da era Fernando Henrique. Mas, o que está em jogo não é o passado, pouco respeitado nesses rincões do “nunca antes na história desse país” no qual tudo começou com Lula e seus talibãs. O presente é de inflação, carestia, bagunça social, e muito, crime.

Aécio deve sim encarar Dilma- olho no olho- e falar ao povo sem medo de “ficar mal” ou ate perder a eleição: Lula e Dilma são destruidores do presente e exterminadores do futuro. Os números e as imagens estão aí para todo mundo ver. È mostrá-las sem dó nem piedade. (Jonas/SP).

O que Lula e Dilma fazem pelas águas do Brasil?

untitledcantareira

Lula e sua turma cresceram política e eleitoralmente ordenando invasões de áreas rurais e urbanas. O que fizeram nos mananciais, veredas, nascentes, mata atlântica, no entorno da capital São Paulo deveria ter sido largamente denunciado. São criminosos ambientais.

Nunca levaram a sério desmatamento, queimadas, construções em locais como Cantareira e nascentes. E tentaram culpar o governador Alckmin pela falta de água. O que Lula fez nos oito anos de seu governo pelas águas do Brasil? E Dilma nos quatro?

Irresponsáveis. Abestalhados, governam com mentira, intriga, corrupção. Brasileiros matarão brasileiros por água potável. E aí dirão pela TV e mídia comprada que a culpa é da crise internacional. De Deus por não fazer chover. (Josué, SP).

Bárbaros vandalizam São Paulo.

Abro a janela. Não posso descer e receber o ar da noite para celebrar os 460 anos daquela que foi a mola propulsora do meu país. Não há uma Rua, Praça, Avenida, Parque, esquina, banca de jornal, bar, restaurante, porta de cinema, teatro, que estejam seguros. Átila e os novos bárbaros tomaram a nossa “Roma”. (João/SP).

Lula e seu bando cospem no prato que comem.

Odeiam São Paulo, suas fábricas, seus filhos brancos de imigrantes de olhos verdes, azuis. Trouxeram caminhões e mais caminhões de eleitores. Invadiram nascentes, acabaram com o entorno verde de São Paulo. Sujam água potável. E, continuam invadindo, sujando, vandalizando o centro da cidade que já foi orgulho do país. Mais e mais policiais não protegem o cidadão de bem, trabalhador, desviados de suas funções para acompanhar e monitorar passeatas, protestos, vandalismo. Quanto o Estado e o município gastam com esse movimento orquestrado e financiado pela turma D/L? (Mariana, SP).

“Ricos X pobres”. “Pretos X brancos”.

Lula e os seus irmãos se deram bem em São Paulo. Os paulistas os receberam de braços abertos. Lula nunca amou São Paulo. Ele, Genoíno ET caterva odeiam o povo paulistano. Daí a espetacular vitória de Alckmin. Deus me livre entregar o Estado à gangue. Vejam o que os prefeitos do PT fizeram/fazem com a capital. Pobres? Descubram quantos imóveis eles têm? Quanto tem Lulinha, o “Ronaldo dos negócios”? (Márcia, Bauru).

Os monstros de Dilma/Lula:

images7LWKK0UI untitleddentista  imagesZC9EBSD0 imagesNU5AVC0C

Milhões de meninas se prostituindo * Milhões de meninos entrando na droga* Milhões viciados em crack * Mais e mais cocaína saindo da Bolívia/Colômbia entrando no Brasil * Armas e todo tipo de contrabando* Mais assassinatos* Mais ônibus incendiados* Mais insegurança publica* Lula e Dilma não enfrentam o crime organizado que continua mandando dentro e fora das prisões* Pra ganhar eleições fazem qualquer negócio com qualquer tipo de gente. O país descendo a ladeira da imoralidade. A qualidade de vida cada vez pior. (Marcelo/Rio).

Suplicy, Tiririca, Collor.

Suplicy untitledPaçei collor_lula_abraco_alagoas_14_07_2009 - Copia - Copia

O que difere o senador inútil, o senador da TV Globo em Alagoas, o deputado palhaço? O riquinho proletário ficou no Congresso Nacional 24 anos. O que fez por São Paulo? Figura ilustre em velórios, batizados, casamentos, conseguiu emplacar a companheira sexóloga/tampão na prefeitura de SP e ocupar ministério. Eduardo Suplicy diz que vai fazer o que deveria ter feito há muito tempo: viajar, e ate cantar nos shows dos filhos. 24 anos do povo de São Paulo jogados fora. Mas, fica tudo por isso mesmo!

Tiririca voltou a ter grande votação: 1.016.796. Pouco menos que em 2010: 1.359.820. A lógica Lula ta certa: no Congresso só tem picareta, 340, 365? E picareta a gente compra. Nasceu o MENSALÃO. “

Há que desmoralizar o Legislativo. Encher o Judiciário de gente nossa. “Aí deitamos e rolamos”. Eu respeito e gosto de bons palhaços. Tiririca é dos que Genoíno e Lula trouxeram para encher São Paulo de eleitores. Tiririca ganhou vandalizando moralmente o Congresso. Escracho e anarquismo estão vencendo. Eleitor de Tiririca, de Fernando Collor, é eleitor de Lula/Dilma. Quanto pior, melhor. (Duarte, Franca).

Aécio vence no exterior

Portugal foi o único país em que Dilma ficou em segundo lugar. Nos 89 países votaram 141.501 brasileiros dos 354 mil aptos para votar. A abstenção foi maior que em 2010. Aécio venceu com 49, 51%. Marina: 26,01%. Dilma: 18, 35%. Há mais brasileiros-eleitores nos EE.UU: 112 mil. (Zeca/NY).

Dilma e sua “linha ideológica”

imagesNIDI7UMK - Copia images81J6B6ZJ - Copia - Copia Índice.jpgLula e Kadafi

Por tradição, anualmente, o presidente do Brasil abre a Assembléia Geral da ONU. “Nunca antes na história desse país” o chefe-que deveria ser da nação-e não de grupos- falou tanta asneira. O grupo super radical “islâmico” faz decapitações públicas, distribui vídeos de estupros em massa, e Dilma Rousseff pede “dialogo entre as partes”. Só se for das partes íntimas.

Entre no Google, pesquise, e veja quantos países estão na coalizão, contra esse grupo da caverna, da barbárie. Antes, Lula com Kadafi, Mubarack, Ahmedinejad, Hugo Chávez, distanciaram o Brasil dos centros de Saber, Tecnologia, Pesquisa.

Agora, Dilma totalmente desajustada, com linha “ideológica” do final do século 19, sem entender bulhufas do contexto mundial, isola mais ainda o país, agora conhecido como o anão diplomático. Existe feminino de anão? (Safira, Miami).

Mais “avanços”.

Queremos um presidente que governe para TODOS OS BRASILEIROS. Não alguém gigolando a pobreza. Sou a favor de políticas públicas que melhorem a vida do cidadão. Dilma fala em mais “avanços” sociais. Lula e sua turma de fracassados ideológicos jogam preto contra banco, pobre contra rico, apenas para agitar, ganhar voto, e poder. (Marisa, Goiânia).

“No Brasil não há criminosos, assassinos. São coitadinhos, pobrezinhos, vítimas do capitalismo”.

lula e evo colarlula e evo colar lula e evo colar untitledonibus untitledcabeçaslula e evo colarimagesA081737B - Copia - Copia lula e evo colarlula e evo colarXCAN6Z1BKCA9U0IF9CA34YIFZCAKV1I6GCA8TX3TLCAFCOZMOCAKL214GCAN9WVDCCAG96ZOLCAY5DMNBCA5U66UVCA8NIQCPCALV56F3CA5QCVY5CA7CHLT3CAT89GOKCAPLA40MCAE18107CAUC4OGJ

Eu, a minha família, milhões de brasileiros não recebemos nada desses “avanços sociais”. Muito pelo contrário, estamos vivendo em jaulas domésticas. Transporte coletivo. Aeroportos. Estradas. Educação. Saúde. Tudo de baixa qualidade. Carestia subindo. Salário congelado. Relações sociais degradadas. Milhões de jovens sem futuro. Poucos estudando de fato.

Crimes hediondos cresceram em número e barbaridade nos doze anos da dupla “mãe dos pobres, pai dos ricos. Eles mentem sobre “avanços sociais”. Dar um pouquinho de dinheiro para quem precisa não é avanço social. È quebra-galho social. É cabresto eleitoral. Não há discursos inflamados de Lula contra o crime organizado. Dilma mente quando diz que segurança pública é problema do estado, não da federação. (José, Recife).

By, By, Waldorf Astoria.

Os árabes compraram prédios de Manhattan. Os japoneses entraram com seus mini carros. Agora é a vez dos milionários “comunistas” da China. Não faz tempo- na Revolução Cultural- queimavam partituras, discos, livros, ocidentais. Os chineses estão comprando hotéis, museus, estádios, galerias.

img040 img039 waldorf - Copia

Por US 1,95 bilhões compraram o mundialmente famoso The Waldorf Astoria Hotel. Uma reforma o fará “voltar” aos seus anos de glamour, grandeza, beleza. Mas, os chineses não são burros, como certos X empresários brasileiros.

Deixaram a Hilton Worlwide administrar por 100 anos o Waldorf. Guardo fotos do maior baile de carnaval no mundo.  Anexo, você, Jota Alves, no Baile do Café. A presidente do Jurado de Fantasias foi Marcia, filha do saudoso presidente Juscelino. Saudades do “velho” Waldorf. Nele conheci a mineira, mãe de meu filho. Juntos e felizes ate hoje aqui em Patterson. New Jersey. (Rony, NJ).

Divulgue. Encaminhe www.oreporternahistoria.com.br. Ver Jota Alves/Facebook. Escreve que eu publico: texto opinativo envie para jotalvesnymt@gmail.com. Para melhor visual zoom 125.