Trilha sonora:Mireille Mathieu La Marseillaise (France National Anthem)

                             

      Avante. Dávái. Avanti. Marchons. Adelante.

 13170914 21jun2013---manifestantes-foram-as-ruas-em-londres-no-reino-unido-em-apoio-aos-protestos-que-ocorrem-no-brasil-1371837671779_300x300 brasil-protesto-recife-20130620-02-size-598

             A praça é do povo como o céu é do condor. Castro Alves.

0jun2013---mulher-se-ajoelha-na-frente-de-policiais-da-tropa-de-choque-durante-varredura-da-cavalaria-em-porto-alegre-rio-grande-do-sul-1371786343086_300x300  recife20b

São tantos os comentários, análises, surpresas, indagações, descobertas, que não vou pelo caminho do achismo. Do chutometro. Do palpite. Da adivinhação. Fico com a jovem cineasta Carla Dauden. Cheio de satisfação com a voz, imagem, discurso, da garota combatente, lúcida, iluminada pelas ideias que um dia fizeram jovens franceses saírem às ruas de Paris para mudar o mundo.

A Bastilha brasileira

imagesCAFWK93Xmaria e suas chegadas  A-QUEDA-DA-BASTILHA

Depois da tomada da Bastilha – o Planalto francês da mordomia à custa do povo, da mentira, da corrupção, o planeta Terra nunca mais foi o mesmo. Somos testemunhas de mais um belo momento da história brasileira. Como foi a Revolta do Vintém. 0.20 Réis sacudindo a Monarquia. Como é a Revolta dos Vinte Centavos.  Sacudindo a incompetência. A mediocridade. A burocracia. A picaretagem oficial. E Muito Mais. Momento criado, mantido, defendido, pelo melhor que o Brasil tem: a sua juventude.

“Eles vivem mentindo. Ta todo mundo de saco cheio”.

“Eles vivem mentindo. Todos na deles e o país que se phoda”. Contratam. Negociam. Vendem. Lucram. Quem decidiu essa loucura de Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas, em sequencia? Bilhões desviados pondo o povão pra ficar ocupado com ilusão, com jogador de futebol espanhol, italiano. Ricardo Teixeira, João Havelange, Lula, Sergio Cabral, juntos fecharam o negócio. Cadê O Globo Repórter, Jornal Nacional, que não investigam? E mostram quem são os que ganham com os contratos, obras, shows, eventos, fornecimento de materiais para as Copas? E só correr atrás da bola. Muito dinheiro desviado de obras essenciais”.

289776-970x600-1 288787-970x600-1montreal

“E a presidente diz que é dinheiro emprestado pelo BNDES para os estados sede da Copa. Governadores vão sair e deixar a bomba para o outro, para o outro. Quem vai pagar a conta? O preju? Os Caras são irresponsáveis. Verdadeiros psicopatas políticos. Bolaram tudo para casar com as eleições. Quanto tudo isso custa e custará para o país? Lula e a sua turma não quer nem saber. Estão mamando. Viajando de jatinho executivo. Fechando negócios. Comendo do bom e do melhor. Com segurança na porta, no carro. Na verdade nós estamos nas mãos de gente escrota”.

“É só correr atrás da bola e chegará aos Barões dos Transportes Coletivos”.

288802-635x420-1boston - Copia - Copia  289736-970x600-1 - Copia

Eu sou o líder da Revolta. Você é o líder. Nós estamos na Flórida. Em Santa Catarina. Na Irlanda. Em Lisboa. Em Cuiabá. Em Paris. Em Fortaleza. Em Hamburg. No Rio. Em Londres. Em Poxoréu. Em São Paulo. Em Copenhague. Em Belém. Em Madri. No Recife. Na Bélgica. Em Chicago. Em Manaus…

“Todos os Barões donos do colossalmente lucrativo transporte urbano com negócios dentro dos governos. Magnatas com apoio de Lula, Dilma, Senador, Deputado. Conivência da Oligarquia sindical mamando no dinheiro do trabalhador. Todos manipulando eleitor. É tudo farinha rançosa em sacos diferentes. A Dilma é uma teleguiada do Lula com discurso Carinhoso, Fajuto. E a moçada sem alternativas.  Onde já se viu isentar imposto da venda de carro, enriquecendo mais ainda as multinacionais. Cidades poluídas. Congestionadas. Perigosas. Vulgaridade na música, cultura, artes, literatura, esportes. O mundo avançando, melhorando. E nós marcando passo. Afundando em besteirol, baboseira, bugiganga, novelas-aulas de sacanagem, traição, golpe baixo. Todo mundo ta frustrado, vivendo em jaulas”.

Cada um dê o seu grito. Faça o seu protesto.

19torcida3-al - Copia - Copia 289678-970x600-1barcelona 20jun2013---internauta-publica-foto-do-protesto-realizado-em-salvador-e-ironiza-o-uso-de-spray-de-pimenta-contra-os-manifestantes-1371836672653_300x300

“Esse grito, revolta, protesto, com ou sem abusos, não é somente pelo preço do ônibus. É grito que estava preso. Por isso milhares de cartazes falando coisas diferentes, mas unidas no contexto da revolta. Cada um dê o seu grito. Leve o seu cartaz, faixa. Cada um que abra a janela e grite o seu desabafo. Tem gente escrevendo e noticiando que os protestos devem ser sem confrontos. Querem o mesmo de sempre. Passeata comportada, oficial, partidária, que não resulta em nada. Abuso e vandalismo maiores são os praticados pelos governantes que corrompem e se deixam corromper”.

“Vândalos são as liderança políticas mentirosas, safadas, aproveitadoras, manipuladoras. O Brasil acorda. E tem que passar a apontar culpados. Esse negócio de Abaixo a Violência. Abaixo Isso e Aquilo, não funciona. Passeata com roupa branca, cruz nas praias… Tem que acordar, levantar, sair do computador, ir ver, sentir, aprender e ter coragem de apontar culpados. Aí sim vamos usar o Facebook e todos os canais da web para protestar, denunciar. Nada acontece por acaso. Sempre tem um agente. Um fazedor. O responsável. 

289759-970x600-1 - Copia 289723-970x600-1 - Copia 289264-640x480-1chicago - Copia - Copia - Copia

“Todo país tem banda boa e banda podre”.

“Infelizmente, estamos nas mãos da banda podre. De gente condenada pela Justiça. De gente que rouba. Que deixa roubar. A banda podre decide o Que? Como? Onde? Quando? O movimento, dizem está disperso. Não sabe o que quer. Não tem líderes. O Sistemão quer saber tudo pra “fazer a cabeça dos líderes”. Comprá-los como fizeram com Sindicatos, ONG, com o pessoal da UNE.

“Cadê Lindbergh Farias, líder dos Caras Pintadas que ajudaram a derrubar o banda podre Collor de Mello. Cadê ele? Se elegeu Senador. Caladinho. De olho no governo do Rio. Daqui a pouco sai da piscina discursando o passado em auto elogio como a Dilma faz, em busca do tempo perdido. Ela finge frear a corrupção. Para se reeleger faz como Lula: vela para Deus e para o Diabo”.

image0017 cong-manif-300x208 brasil-protesto-rio-de-janeiro-20130620-73-size-598

Jovens, escritores, empregados do comércio, trabalhadores, camponeses, foram chegando. Multidões se aglomeravam em frente a igreja Notre Dame, no River Gauche, na Pont Neuf, no Mercado. As mulheres jogavam pães e brioches das janelas. O arrastão popular tomou a Bastilha. Líderes nascem do povo. Como na tomada da Bastilha, na Revolução Francesa, teremos o nosso Danton. Marat. Robespierre. Cabeças devem rolar para a salvação do Brasil. Não necessariamente com guilhotina, facão. Mas, pelo voto, pelo repúdio popular, pela condenação da Justiça, pela cadeia, pelo desprezo. “Não adianta vir para a rua como um leão se na hora de votar você vota como um burro”. A luta deve e vai ser contínua”.

Os exonerados? De volta operando negócios dentro e fora dos ministérios”. 

untitledpallocci untitledzédirceu abraço dilma em

“Nos Bancos e empresas estatais fazendo o que sabem fazer bem, muito bem: corromper para ganhar muito dinheiro fácil”. Temos um presidente do país que se orgulha de ser lobista de empreiteiras, construtoras. Que defende mensaleiros condenados pela Justiça. Presidente que nos deixou de costas para a Modernidade. Ciência. Tecnologia. Pesquisa. Alternativas. Oportunidades. Presidente que governou um país emergente de mãos dadas com o “Terceiro Mundo” do atraso, quando não existia mais “Segundo Mundo”. “Presidente que deixou a sua politica externa ser cooptada pelos petrodólares da escória mundial”.

“Essa gente, essa elite dirigente, está apodrecendo o Brasil. Comprando consciências. Anestesiando a capacidade criativa do povo. Vidiotizando a nação patrocinando lixo nas TVs. Corrupção cultural e moral. È sujeira, banditismo, perigo, insegurança, por toda parte. As nossas cidades, escolas, hospitais, universidades, estão cada vez piores. A barbárie está maior que a civilidade”.

Vana Antonieta e Lulu XVI

imagesCARDZNG4Luiz XVI semelhança imagesCAYK364T imagesCAEQE7UFadeusminha rainha

Como uma Maria Antonieta a presidente Dilma Vana Rousseff Linhares segue os passos do Lulu XVI, o Rei, o Deus. Ela Não sabe. Não leu. Não viu. Não ouviu. Mas, estão a ouvir e ouvirão o clamor dês enfants de La Patrie. Dilma ainda não mandou o povo se virar e comer brioche- bolacha de farinha de trigo velha ovo e manteiga, cada vez mais caros, na inflação francesa de 1789.

brasil-protesto-tarifa-transporte-para-20130620-04-size-598 image0044 brasil-protesto-tarifa-transporte-sao-paulo-20130620-01-size-598

No lugar de médicos cubanos, políticos suecos

“Mas, em seu discurso à nação “elogiando os protestos da juventude” repetiu o mesmo lu-lu-lu de sempre. Em discurso de candidata à reeleição- ela deita, dorme, come, viaja, só pensando naquilo- prometeu Reforma Política. A mesma promessa do Lulu XVI. Ele passou oito anos no Planalto/Bastilha e não fez reforma nenhuma. Estão nos governando com atalhos na Saúde, na Medicina, nas Estradas, nas Escolas, nas Universidades. Cartaz em Belo Horizonte pedia “no lugar de médicos cubanos, políticos suecos”. Dez anos e eles não traçaram um política, um programa de incentivo à Medicina, à valorização do médico”.

292382-970x600-1 amp-PROTESTO-CUIABA

Em Paris. Em Cuiabá. Desperta-se para a cruel realidade: somos governados por incompetentes, medíocres, pilantras.

“Por que não fizeram um MOBRAL da medicina com jovens doutores indo com prazer para o interior? Esses bundões nunca pensaram além de distribuir “botina, dentadura, jabá, farinha” como faziam antigamente/hoje para manter 30/40 milhões de votos e ficarem usufruindo do poder. A Dilma deveria- se soubesse fazê-lo- estar discursando alternativas, conclamando o povo às grandes tarefas e desafios do século XXI. Não temos líderes à altura da Modernidade que o Brasil precisa. São todos rancorosos. A elite do Planalto tem síndrome de farda. De Segurança”.

“Temos governo do faz-de-conta, do quebra galho. Acreditamos na primeira mulher presidente. Mais uma frustração. Ela sabe que está com os pés e as mãos amarradas. E já se fala na volta do Presidente Lobista em 2014. É o fim da picada! É muita Cara de pau. É achar que a banda boa do povo é trouxa, abestalhada. “Protesto, revolta”? Dizem: “Ponha mais água no feijão. Dê mais presentes, isenção, passa melado na boca”. Estamos sacando todos os lances. Não é só por 0.20 centavos”.

dilmacoracao-300x174

Dois anos depois de eleita Vana Antonieta não fez nenhuma reforma estrutural. Vai fazer Reforma Política, quando?

Nos seis meses que faltam para terminar o Ano da Revolta da Juventude? Ano da Copa das Manifestações.

No ano que vem? Ano da Kopa dos Bilhões e das eleições presidenciais?

Contra essas declarações eleitorais de Vana Antonieta e do Lulu XVI, e de muitas outras “cabeludas” pinoquianas consistentemente repetidas pelos governantes, a juventude está e estará protestando, lutando. Pois quem saiu do computador, levantou-se do sofá da novela, foi para as ruas, participou, foi além dos vinte centavos, e: nunca mais será o mesmo.

 

Chega de mentira, safadeza, corrupção

robertamiranda  lucianamello

As cantoras Roberta Miranda e Luciana Mello participam das lutas por um Brasil Melhor e Decente.

———————————————————————————————————————-

Estamos com problemas no Enviar de nossas mensagens. Acessos indevidos e tentativas de bloqueios no RH. Doravante, todo final de semana, acesse seu www.oreporternahistoria.com.br

Opine. Envie imagens. Escreve que eu publico: oreporternahistoria@uol.com.br

———————————————————————————————————————–