Trilha sonora:  soviet march song Polyushka Polye

Digitalizar0142.jpg jota moscou praçao mausoleu lenin

Na Praça Vermelha com o professor Yuri e colegas latinos da universidade Patrice Lumumba antes da visita ao mausoléu de Lênin. O último à esquerda.

Devo ter ido umas três vezes ao mausoléu de Lênin. A primeira está salva com nitidez em minha memória. Não poderia ser diferente. Tudo novo. A Rússia comunista. A Praça Vermelha. A neve. A universidade. A primeira transa pa russki.  A visita era induzida, agendada. Principalmente, aos estudantes latinos que viviam a euforia da revolução cubana. 

        lenin2      stalin 

Há disputa sobre a retirada ou não do corpo de Lênin do mausoléu. Stálin ficou ao lado de Lênin, mas foi retirado.

Era um must. “Ir a Moscou e não ver o mausoléu de Lênin era o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa”. Stálin também esteve lá ao lado de Lênin. Mas, depois dos dossiês de torturas e assassinatos seu corpo foi retirado e enterrado na Muralha do Kremlin.

A primeira múmia latina do século 21

Quando Hugo Chávez, freneticamente, começou a fuçar no corpo de Simon Bolívar. Fazer estardalhaço sobre a causa da morte do Libertador pela TV. E após o anuncio de seu câncer terminal eu cantei a bola. “Nesse pique ele vai pedir para ser embalsamado e exposto em nome da revolução”. Na mosca. Considero a mumificação de Hugo Chávez um desrespeito, golpe baixo, a Fidel Castro, seu mentor, anjo-da-guarda, seu Mestre.

 chavez KIm 2 Mao

 Hugo Chávez, Kim Il Jong da Coréia do Norte, Mao-Tse-Tung da China.

Se falarmos em revolução Cuba sob o comando de Fidel fez sim uma Revolução nos moldes marxistas. Se esta se esgotou, não está dando certo, passa por reformas profundas no sistema, isso é outra coisa. E, agora? Fidel vai ser embalsamado e seu corpo exposto à visitação pública como o de Lênin e Hugo Chávez? E depois de Fidel, quem mais?

Hugo Chávez fez Evolução social. Reformas. Não uma Revolução na Venezuela que depende do “inimigo” o Império para sobreviver graças à compra de seu petróleo. Criminalidade bombando mais que no Rio de Janeiro. Corrupção nos altos escalões da República (menos que no Brasil). Corredor do tráfico de drogas.

Mas, o caribenho charmoso, falador, além dos ensinamentos de Fidel, deve ter lido e decorado o clássico de Dale Carnagie: “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Isso ele fez e muito bem com Lula, Cristina, Ortega, Morales, Lugo, Rafael Correa, Zelaya, Mujica, Kadafi, Mubarak, Ahnabejimad, Bashar…

Com exceção da Igreja Católica que mantêm Papas e Santos embalsamados numa clara violação do dogma maior da Igreja, a Ressureição, e não a exposição do corpo, mumificar era ato de tiranos. De Reis, Rainhas, que construíram pirâmides, impérios, na base do chicote, da tortura, escravizando pessoas e povos.

TUTAKAMON 2  Evita Ferdinando Marcos

Do Egito a mais famosa e mais rica múmia é a de Tutakamon, o Faraó Menino. O corpo de Evita Perón foi o que mais sofreu na história dos mitos embalsamados. Ficou exposto como Santa. Derrubaram o ditador Juan Perón e ai começou a Via Sacra. Enterraram. Profanaram. Desenterraram. Ficou no quarto ao lado de Perón em seu exílio na Espanha. Voltou a Buenos Aires. Está no cemitério da Recoleta. O argentino idolatra cadáver. Basta ver a suntuosidade dos túmulos e mausoléus. O de Nestor Kirchner o ex-presidente e marido de Cristina é um dos maiores. Isolda mandou embalsamar o corpo de seu marido Ferdinando Marcos, chefe totalitário das Felipinas. Isolda ficou famosa pela coleção de mil pares de sapatos, joias, casacos de pele, propriedades no exterior. Quer ser embalsamada ao lado do marido.

Mas, os embalsamados da Antiguidade eram resguardados em sua dignidade de líder, de governante. Suas tumbas muito bem guardadas por labirintos. Na viagem final “eles” não deveriam ser importunados. Pois um dia voltarão para governar.

 Duvaliers imagesBokassaimagesCAGSO413.jpgamimtrujillo gadafi de coroa

Pap Doc falava abertamente que queria ser embalsamado. E seu filho Baby Doc voltou ao Haiti para cumprir o desejo do pai. O Rei Bokassa. Idi Amim. Trujillo. Sadam Hussein. Gadafi. Maior a ditadura maior a glorificação e o desafio à morte pela exposição “viva e eterna”.

Há líderes mundiais que pelas descobertas cientificas, pelas causas que defenderam, deveriam se embalsamados e venerados. Bismarck, Voltaire, Russeau, Marx, De Gaulle, Churchill, John Kennedy, Eisntein, Zilda Arns, Castro Alves, Lincoln, Pelé. Por que o mito se aplica a tiranos, ditadores, “revolucionários”, demagogos, populistas psicopatas, delirantes, espertalhões?

Fé? Santidade? Mito? Fanatismo?

Culto à personalidade? Superstição? Neurose coletiva? Que consciência política é essa? Que “coisa” é essa admiração, idolatria, por cadáver? Voyeurismo necrófilo? Qual o ritual, fumaça, bebida, folha, pó, erva, oração, discurso, que contamina multidões, e mais recentemente, as massas da América Latina? Os maias, astecas, incas, mumificavam seus líderes. Os guardavam em tumbas sagradas. Havia respeito e dignidade. Não havia exposição e exploração pública, politica, eleitoral.

Pense, tome nota, Escreve que eu publico.

Quem você acha que deve ser embalsamado e idolatrado em sua Rua, Bairro, Cidade, Estado. No Brasil, o maior país da América Latina? Uma ajuda:

– Se as hóstias da beata realmente sangravam e ele faz milagres os restos mortais de Padre Cícero devem ser exumados e com altíssima tecnologia moderna ser embalsamado e exposto às multidões com excelentes resultados eleitorais e financeiros para quem sabe manipular a perpetuação do mito.

lua e ssarney

Presidente do Brasil, presidente do senado, José Sarney por sua imensa obra político-social a favor do Maranhão, do Brasil. Têm Ruas, Avenidas, Hospitais, Estradas, Escolas, Creches, Prédios, Repartições, Pontes, no nome da dinastia Sarney. Deve sim ser embalsamado em belíssima urna de cobalto reluzente. Mas, onde ficar exposto? No Senado? No Planalto? Em São Luís?

Lula e Collor

 

Eleito presidente do Brasil com decisivo apoio da TV Globo da qual ele é sócio em Alagoas.  Ontem inimigo. Hoje, aliado de fé, irmão, camarada. Ferrenho defensor de Lula  Fernando Collor jovem esperança do Brasil. Verdadeiro revolucionário nordestino. Famoso nas Superquadra de Brasília. Autentico Caçador de Marajás. O segundo presidente do Brasil a renunciar ao mandato. Deve ser embalsamado a ouro. Exposto na Casa da Dinda? Em Maceio? Na Praça dos Três Poderes?

Temos sim que embalsamar Lula

Instituto. Estátua. Monumento. Fogo eterno. Tumba majestosa. È pouco para Lula que “é Deus” segundo a sexóloga e culta Marta Suplicy. E supera Lincoln, Ghandi, Nelson Mandela, Getúlio Vargas… È sem sobra de dúvida o Grande Timoneiro. O Chefe. O mais digno de todos os presidentes da República. Nunca antes na história deste país houve ou haverá um Líder cristalino. Incorruptível. Pai e irmão dedicado. Marido fiel. Exemplo para a família brasileira, latina, mundial. Companheiro e irmão de líderes estrangeiros também merecedores de mumificação e devoção.

                                                  retrospectiva-hugo-chavez-20051216-19-size-598 

O Caminho, a Luz, a Verdade, para 50 milhões de brasileiros praticantes. Believers de fé. Gente bem informada e educada pela mais culta grade televisiva das Américas. Audiência cativa do Big Brother Brasil, das novelas da TV Globo.

Lula, o Grande Mestre de jovens universitários politizados e com excelente formação acadêmica. O Presidente que deu ao Brasil a mais proveitosa de todas as décadas com grandes avanços em Tecnologia, Ciência, Pesquisa.

      untitleBASHAR E LULA  lula gaddafi 2

Bashar, o ditador da Síria, segue as pegadas do pai em guerra louca contra o próprio povo. Gadafi, o Rei dos Reis, “irmão e líder de Lula e Hugo Chávez” torturou, estuprou, roubou milhões. Mandou construir seu mausoléu em forma de tenda no deserto da Libia. Fugindo, foi morto como o mad dog que era. Saiu da vida pelo esgoto da história. 

Lula colocou o Brasil nos braços da Modernidade. Das conquistas científicas. Das inovações. Das alternativas. Da criatividade. A indústria nacional, a educação, saúde e segurança pública, cultura, nunca tiveram tão bem como em seus oito anos de governo. A sua diplomacial presidencial, pessoal, trouxe imensos benefícios ao pais. Os acordos e negócios com Hugo Chávez estão dando frutos pelo país afora. Nunca antes na história um presidente do Brasil viajou tanto pelo mundo. Podemos dar mais cem razões para a mumificação moderna de Lula. Lembrando ainda que ele é  revolucionário anterior a Hugo Chávez.

A urna de Lula deve ser a mais bonita de todas. De madeira puríssima banhada em químicos indissolúveis? Cedro de Riga? De titânio? Ouro puro? Marcio Eça, baiano de Jequié, sugere: “O corpo de Lula não deve ficar exposto em local único. Tem que ser Urna itinerante. Em cada parada uma grande festa. Tipo comício com muita comoção, desmaios, como ensinam na Coréia da Norte e agora na Venezuela. Com anúncio de milagres. Já tem gente se curando em Caracas por beijar o santinho de Hugo Chávez. No Brasil, e principalmente no nordeste, Lula fará muito mais milagres que Padre Cícero”.

Cristina da Argentina e Dilma do Brasil

chavez-550x550

Nesse assunto temos que ter visão de futuro. Sem choramingueira. Sem achar que estamos desejando a morte deste ou daquela líder. Embalsamar e expor são estratégia de Estado. Politica de governo revolucionário. Milhares e milhares de camponeses, operários, crianças, viajaram léguas para ver o corpo de Lênin. Stálin que não era o “herdeiro” de Lênin sacou a importância do mito. Ordenou embalsamar. Construir o mausoléu encostado à Grande Muralha do Kremlin. Em cima do mausoléu ficavam as autoridades soviéticas nos grandes desfiles de Primeiro de Maio e Aniversário da Revolução.

 Cleópatra não foi mumificada. Os romanos não deixaram. Mas, Dilma em belíssima urna em pirâmide na Praça dos Três poderes ao lado de Lula seria magnífico. O X da questão é saber qual das duas presidentes (as) Cristina da Argentina ou Dilma do Brasil será a primeira mulher do século 21 no planeta Terra a ser embalsamada, idolatrada? A ordem de causas naturais não altera o produto, o marketing, o culto à personalidade, para mais votos e mais poder e mais dinheiro. Até nisso Hugo Chávez foi mais veloz. Superou Simon Bolívar unificando as Américas pela mumificação moderna e exposição de seus líderes. Mas, o Brasil de hoje com alta consciência política saberá dar o troco a Hugo Chávez. O que não pode é dar bobeira. Pois fala-se na Argentina em embalsamar Cristina Kirchner, protegida e aliada de Hugo Chávez. Assim como Dilma. Como sempre, a Argentina peitando o Brasil.

A Venezuela driblou o Brasil obrigando-nos a ser o terceiro na Tríplice Aliança das Múmias Latinas. Hugo Chávez deve estar rindo de seus admiradores e assessores Marco Aurélio Garcia, Celso Amorim, Zé Dirceu, Delúbio, Falcão, Guimarães, Totó Parente…

Charge do Blog Farandula Chola/Peru

———————————————————————————————————————————-

Divulgue. Encaminhe as boas novas opinativas: www.oreporternahistoria.com.br

È livre e sem consulta prévia a publicação do RH. Se achar que deve dar crédito, its up to you.

oreporternahistoria@uol.com.br